A mama é uma estrutura de grande importância para a feminilidade e sexualidade da mulher, além de estar intimamente relacionada à maternidade. Por esse motivo as alterações na forma e estrutura mamaria como tamanho insuficiente, flacidez e queda da mama se acompanham de grande incômodo à paciente. Esta em busca de auxílio procura os serviços de um cirurgião plástico.
Para que suas expectativas sejam alcançadas, é preciso que estas sejam condizentes quanto ao resultado possível no seu caso em partícular. A mamoplastia de aumento com a inclusão da prótese de silicone sem duvida nenhuma torna a forma da mama mais atraente e satisfatória para a paciente, porém não deixa de trazer consigo alguns fatores a serem considerados.
A CICATRIZ: A cicatriz deixada pela cirurgia é ao contrário da mamoplastia redutora um ponto de menor importância, já que em casos selecionados esses podem ser realizados com incisão em torno da aréola, ficando bem disfarçada ou mesmo quando necessária à incisão submamária esta é de pequeno tamanho e geralmente tem boa evolução.
Exceção se faz àqueles casos em que existe queda das mamas associada, que para sua correção há a necessidade de retirada de pele deixando uma cicatriz vertical na mama.
ALTERAÇÃO NA SENSIBILIDADE DO MAMILO E ARÉOLA: No pós-operatório algumas pacientes podem apresentar diminuição variável da sensibilidade do complexo aréola-mamilar na maioria das vezes esta alteração tarda de um a seis meses para desaparecer. Em raros casos esta é permanente.
A PRESENÇA DA PRÓTESE: A presença da prótese como já foi indicado cientificamente não provoca câncer ou doenças reumáticas. Seu inconveniente é a formação da capsular em torno dela a possível contratura desta. Levando à distorção da forma das mamas, o que leva a necessidade de troca das próteses abaixo. Com as modernas técnicas cirúrgicas e a melhoria da qualidade das próteses a incidência deste problema diminui de maneira drástica nos últimos anos, chegando a 2% nas pesquisas mais recentes.
Falando de minhas experiências: Rotineiramente coloco a prótese abaixo do músculo peitoral, pois é nesta localização que a incidência de contratura capsular é menor, o exame físico das mamas e a mamografia são menos alterados pela prótese e o resultado é mais natural já que o músculo cobre a prótese no seu pólo superior e o resultado é medial disfarçando as bordas da prótese, porém em seu pólo inferior e lateral estas bordas poderão ser palpáveis ou mesmo visíveis.
O procedimento quando realizado por um profissional habilitado é um procedimento seguro. Porém pode apresentar algumas complicações de ordem local, mais freqüentemente coleção de líquidos sobre a pele, conhecidos como seromas ou hematomas, que deverão ser drenados no pós-operatório.Para reduzir os riscos destas complicações você deverá seguir estritamente minhas orientações.
Preparando para sua cirurgia: Tenha certeza de ter discutido comigo todas as suas dúvidas.Você também deverá ter me informado quanto a medicações em uso, alergias ou quaisquer outras informações sobre sua saúde.
Algumas medicações deverão ser evitadas:
AAS ou Acido Acetil salicílico deve ser evitado por 2 semanas antes e após a cirurgia.
Vitamina E também deverá ser evitada por este mesmo período.
Anti-inflamatórios não devem ser usados 10 dias antes da cirurgia.
Não ingerir bebidas alcoólicas por 5 dias antes e após a cirurgia.
Antes da cirurgia:
1-Caso você fume deverá deixar o cigarro pelo menos dez dias antes e depois da cirurgia, isso dará ao seu organismo uma melhor condição cicatricial.
2-Na véspera da cirurgia, jejum absoluto de líquido e sólido deverá ser realizado com pelo menos oito horas de antecedência.
3-No dia da cirurgia banhe-se, com produtos que você utiliza normalmente, antes de ir pra a clínica.
4-Caso você necessite de um sedativo suave, poderá utilizá-lo na noite anterior à cirurgia, bastando para isso que me solicite o mesmo.
5-Não se esqueça de levar ao local a ser realizada a cirurgia a cinta compressiva pós-operatória ou quaisquer outros itens por mim solicitados.
6-Entre em contato comigo caso tenha qualquer dúvida ou necessidade de qualquer orientação.
A cirurgia:
A mamoplastia de aumento normalmente é realizada sob anestesia peridual. O procedimento dura em torno de 2 horas.
Você será levada ao seu leito já com sutiã pós-operatório e deverá usa-lo 24 horas por dia.
No 1º dia pós-operatório deverá permanecer em repouso em seu leito com a cabeceira elevada.Durante este 1ºdia procure manter-se tranqüila, porém se sentir vontade de ir ao banheiro e sentir-se capaz poderá ir caminhando normalmente, desde que acompanhada pela enfermeira. Quando sentir-se disposta poderá se alimentar.
No dia seguinte após a cirurgia, o dreno das mamas será retirado, o curativo será trocado e você receberá alta hospitalar.
A anestesia:
Alguns dias antes da cirurgia você passará em consulta com meu anestesista, onde o mesmo terá a oportunidade de sanar suas dúvidas a respeito do procedimento anestésico e obter informações mais detalhadas a respeito de seu estado de saúde. Será estabelecido assim um contato mais próximo entre vocês, o que aumentará em muito a segurança e a tranqüilidade de sua anestesia.
Período de convalescença:
Durante o seu repouso em casa, você deverá movimentar-se com cautela, procurando evitar esforços físicos.
Sua higiene será a mesma que você vem levando normalmente, para banhar-se retire o sutiã pós-operatório e procure não molhar o curativo nos três 1º dias, após isto quando este for retirado, as incisões poderão ser lavadas normalmente com água e sabonete.
Os pontos deverão ser retirados entre sete a dez dias após a cirurgia.Porém a cicatriz será coberta com micropore por mais de 60 dias, trocados semanalmente.Durante esse período medidas para melhorar a cicatriz poderão ser utilizados, porém lembre-se, a principio toda cicatriz apresenta-se um pouco vermelha e elevada e a mesma demora de seis meses a um ano para clarear e torna-se discreta, portanto seja paciente.
Após os sete dias iniciais serão você poderá retorna gradualmente ás suas atividades.Seu retorno ao trabalho dará entre 7 a 15 Dias após a cirurgia.Você poderá dirigir após 10 dias de cirurgia.Suas atividades físicas serão liberada após 30 dias da cirurgia.No caso de retirada de pele o repouso será um pouco mais severo.
A partir de sete dias iniciais serão iniciadas massagens nas mamas a ser realizadas por você mesma no sentido de se evitar a contratura capsular.Como esta complicação pode ocorrer em qualquer momento do pós-operatório, esta massagem deverá ser realizada rigorosamente enquanto suas mamas estiverem preenchidas pelas próteses.Nos primeiros três meses ela será realizada quatro vezes por dia, após isto, uma a duas vezes serão suficientes.
Exposição solar direta poderá ser realizada com 40 dias.Um creme hidratante também deverá ser usado sempre que possível a partir do segundo dia pós-operatório.Você poderá dormir de bruços apenas 20 dias depois da cirurgia.Após 10 dias poderá dormir de lado.
Lembre-se o resultado pós-operatório depende em muito dos seus cuidados consigo mesma.Este resultado só será considerado definitivo após pelo menos três meses do procedimento
Não se esqueça as mamas dificilmente são iguais, o que ocorre é que tudo é feito para que ambas sejam o mais semelhante possível entre si, porém perfeita simetria muito dificilmente é atingida após a cirurgia, principalmente naqueles casos onde já existia uma assimetria mamaria ou torácica prévia.
Seja paciente e compreensiva e aguarde o resultado e o amadurecimento da cicatriz que normalmente tarda seis meses para clarear.
Créditos: Dr. Vladmir E. Bermudez Vargas
Um comentário:
Olá, eu li o post e achei super interessante, muitas dúvidas ficaram esclarecidas... Mas ainda há muitas!
Criei até um blog pra poder conseguir postar aqui!
gostaria de que você passa-se seu e-mail para que eu possa enviar minhas dúvidas, por favor...
Em todo caso o meu é ikathebest@hotmail.com
Grata
Ika
Postar um comentário