Adsense

quarta-feira, maio 17, 2006

Orientação: Pacientes a serem submetidos à: Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma técnica que visa remover depósitos localizados de gordura de regiões específicas do corpo. Ela não é um substituto para a redução de peso, mas um método de remoção de gordura localizada que não responde a dieta ou ginástica.



Os melhores candidatos à lipoaspiração são pacientes com peso na faixa ideal que apresente depósitos de gordura em determinadas regiões.Você deverá apresentar-se fisicamente saudável, psicologicamente estável e realista quanto a as suas expectativas do resultado. O mais importante é que deve apresentar uma pele firme e elástica, o que resulta no melhor contorno corporal pós-operatório.Você deve compreender também que a lipoaspiração por si só não melhora celulite nem estrias, outrosim dá a região abordada um melhor contorno.



A lipoaspiração quando realizada por um profissional habilitado é um procedimento seguro. Porém pode apresentar muito raramente complicações de ordem local, como: Coleção de liquido sob a pele ou pequenas irregularidades ou assimetrias que necessitem retoques. Para reduzir os riscos dessa complicações você deverá seguir estritamente as orientações de seu especilaista. De ocorrência mais rara ainda são sofrimentos de pele que levam a formação de feridas que levam um tempo variável para sua cicatrização.



Dentre as complicações sistêmicas, a mais temida é a trombose venosa profunda e a possível embolia pulmonar, medidas para evita-las incluem: Uso de um aparelho de compressão intermitente VENODYNE, durante a cirurgia e no seu apto enquanto suas pernas estiverem anestesiadas.

Mobilização ativa das pernas assim que possível.

Uso de medicações profiláticas.

Cuidados como este reduzem drasticamente as chances de tal complicação em sua cirurgia.



Preparando-se para sua cirurgia.



Tenha certeza de ter discutido com seu especialista todas as suas expectativas e dúvidas quanto ao resultado e sobre o procedimento em si.Você também deverá te-lo informado quanto a medicações em uso, alergias ou quaisquer outras informações úteis sobre sua saúde.



Algumas medicações deverão ser evitadas:

AAS ou Acido Acetil salicílico deve ser evitado por 2 semanas antes e após a cirurgia.

Vitamina E também deverá ser evitada por este mesmo período.

Anti-inflamatórios não devem ser usados 10 dias antes da cirurgia.

Não ingerir bebidas alcoólicas por 5 dias antes e após a cirurgia.



Antes da cirurgia:



1-Caso você fume deverá deixar o cigarro pelo menos dez dias antes e depois da cirurgia, isso dará ao seu organismo uma melhor condição cicatricial.

2-Na véspera da cirurgia, jejum absoluto de líquido e sólido deverá ser realizado com pelo menos oito horas de antecedência.

3-No dia da cirurgia banhe-se, com produtos que você utiliza normalmente, antes de ir pra a clínica.

4-Caso você necessite de um sedativo suave, poderá utilizá-lo na noite anterior à cirurgia, bastando para isso que solicite o mesmo ao cirurgião.

5-Não se esqueça de levar ao local a ser realizada a cirurgia, a cinta compressiva pós-operatória ou quaisquer outros itens por solicitados.

6-Entre em contato com seu médico caso tenha qualquer dúvida ou necessidade de qualquer orientação.



A cirurgia



A lipoaspiração poderá ser realizada sob anestesia peridural, ou local mais sedação, as incisões cirúrgicas utilizadas normalmente medem 0,5 cm. O procedimento dura em torno de duas horas.



Você será leveda ao seu leito já com a cinta e deverá usa-la continuamente. Assim que tiver vontade e sentir-se disposta solicite ajuda da enfermeira e levante-se para ir ao banheiro , a deambulação precoce possibilita uma melhor prevenção de acidentes tromboembolicos. Antes de levantar-se, movimente freqüentemente os pés e as pernas.

Pequena drenagem de liquido serossanquinolento pelas incisões é considerado normal.

Você poderá beber ou comer uma dieta leve assim que se sentir disposta.



A anestesia:



Se a cirurgia for efetuada por mim, alguns dias antes da mesma você passará em consulta com meu anestesista, onde o mesmo terá a oportunidade de sanar suas dúvidas a respeito do procedimento anestésico e obter informações mais detalhadas a respeito de seu estado de saúde. Será estabelecido assim um contato mais próximo entre vocês, o que aumentará em muito a segurança e a tranqüilidade de sua anestesia.



Dia seguinte da cirurgia



Neste segundo dia pós-operatório, você receberá alta hospitalar. Caso seja utilizada a anestesia local ou mesmo no caso de anestesia peridural para os pequenos procedimentos, você poderá receber alta no mesmo dia da cirurgia.



Período de convalecença



Durante seu repouso em casa você deverá movimentar-se normalmente evitando excessos.

Sua higiene será a mesma que tem levado normalmente, para banhar-se retire a cinta cirúrgica e lave as incisões normalmente com água e sabonete. Sem retirar o micropore que as cobre.



Normalmente a partir do terceiro dia o inchaço e os roxos são acentuados, variam de pessoa para pessoa, normalmente os roxos, tardam de trinta a quarenta dias para desaparecerem por completo. Medidas para a sua prevenção e seu tratamento serão por mim, ou deverão ser, por seu cirurgião orientadas de acordo com cada caso.

Os pontos deverão ser retirados com 7 dias.



A depender do seu tipo de trabalho você poderá retornaras suas atividades laboriosas após cinco dias da cirurgia, porem lembre-se: VOCÊ DEVERÁ USAR A CINTA VINTE DIAS, DIA E NOITE, APÓS ISSO USE A CINTA MAIS DEZ DIAS SOMENTE A NOITE. E suas atividades físicas estarão restritas por pelo menos vinte dias.



Após este período as atividades físicas são importantes já que as mesmas auxiliam na reabsorção do edema e no controle do peso. Após vinte dias retorne a suas atividades físicas segundo orientações recebidas. Um creme hidratante também deverá ser utilizado sempre que possível a partir do segundo dia pós-operatório.



Após três dias do procedimento você realizara sessões de massagem inicialmente diariamente e após isto duas a três vezes por semana durante o tempo necessário para a resolução do edema.



Lembre-se o resultado pós-operatório depende em muito de seus cuidados consigo mesmo. ESTE RESULTADO SÓ SERÁ CONSIDERADO DEFINITIVO APÓS PELO MENOS TRÊS MESES DO PROCEDIMENTO, QUANDO PODEREMOS AVALIAR A NECESSIDADE DE POSSÍVEIS RETOQUES OU CORREÇÕES. Quando a cirurgia for realizada por mim, e retoques forem necessários estes serão feitos normalmente com anestesia local com ou sem sedação, de minha parte não haverão honorários, você arcará apenas com despesas hospitalares e honorários reduzidos por parte do anestesista, caso haja necessidade da participação deste. .

Retoques só serão assim considerados caso você mantenha seu peso pós-operatório.



Na fase de recuperação é muito importante que você controle sua dieta já que neste período seu apetite aumentará e se você se alimentar descontroladamente ganhará peso e perderá muito do resultado pós-operatório. Procure aumentar sua ingestão de proteínas (leite desnatado, ovos, carne branca de preferência grelhada, iogurte diet, gelatina) e evitar ao máximo carboidratos e gorduras.



Adquira o hábito de se pesar diariamente e controlar seu peso.Assim a lipoaspiração somada a uma dieta adequada e atividades físicas são o melhor caminho para um contorno corporal muito mais satisfatório e um resultado duradouro.

Créditos: Dr. Vladmir E. Bermudez Vargas

Nenhum comentário: