Adsense

domingo, abril 16, 2006

Dieta do Tipo Sangüíneo

A DIETA DO TIPO SANGUÍNEO – Dr. Peter J. D´Adamo

INTRUDUÇÃO:

Os doutores James D'Adamo e Peter D'Adamo são médicos naturopatas (especialidade não existente entre nós). Juntos, acumulam mais de 50 anos de pesquisas sobre os tipos sangüíneos: predisposição a doenças, influência de alimentos, bebidas e ervas, exercícios indicados etc.

Tenho experiência de tratamento com a medicina Indiana (ayurvédica), com a chinesa e com uma nutricionista, entende de medicina chinesa e aprova esta dieta do tipo sangüíneo. É bom lembrar que todas as dietas naturalistas podem e devem ser utilizadas como curativas, porém funcionam muito bem como preventivas, principalmente. Acredito ser esta a mais indicada de todas as que testei, uma vez que não possuímos nada mais genuíno do que nosso sangue.

Observe que, em cada dieta, há alimentos ditos Benéficos, Neutros e Nocivos. Os primeiros são considerados como remédios e, portanto, seu consumo deve ser intensificado. Os Neutros podem ser consumidos à vontade, sem restrições, a não ser que, excepcionalmente, haja alguma contra-indicação. Já os Nocivos são considerados venenos e seu consumo deve ser restringido ao máximo.

RESUMO:
Não há modo de vida ou dieta certos ou errados; o que há são escolhas certas ou erradas baseadas em nosso código genético individual. Talvez a única regra verdadeira para a combinação de alimentos seja evitar comer proteína animal com grandes quantidades de amidos.
A chave para o significado do tipo sangüíneo pode ser encontrada na história da evolução humana: o tipo O é o mais antigo; o tipo A evoluiu com a sociedade agrária; o tipo B surgiu quando os humanos migraram para o norte, penetrando em territórios mais frios e sombrios e o tipo AB é uma adaptação moderna, resultado da miscigenação de grupos diferentes. Essa evolução relaciona-se diretamente com as necessidades nutricionais de cada tipo de sangue atual, pois quando os humanos migraram, adaptaram sua dieta às novas condições, o que provocou adaptações no aparelho digestivo e no sistema imunológico.
Lectinas são enzimas encontradas em alimentos de origem animal (ovos) e vegetal (soja), com propriedades estimulantes do sistema imunológico e do metabolismo. Muitas pessoas com artrite sentem que evitar solanáceas como batata, berinjela e tomate as faz melhorar. É que a maioria das solanáceas tem alto teor de lectina.
As disfunções relacionadas ao estresse causam de 50 a 80% de todas as enfermidades da vida moderna. Aos 72 anos os rins funcionam com apenas 25% de sua capacidade. A diferença entre um cérebro idoso e um jovem é que no idoso muitos elementos dos neurônios se emaranharam. Quando envelhecemos, temos maior dificuldade de absorver e metabolizar nutrientes.
Todas as drogas são venenos. As boas drogas são venenos seletivos. Os antibióticos basicamente cortam a reação imunológica: a responsabilidade de lutar contra a infecção passa do corpo para o remédio. Eles apenas diminuem o nível de infecção. Se precisar tomar, tome também bromelina, encontrada no abacaxi. O extrato de calêndula é usado para cicatrizar cortes e mantê-los limpos. A erva collinsonia (raiz de pedra) ajuda a tratar a sinusite.
Somente 3% do álcool consumido passa pelo corpo e é eliminado. O restante é metabolizado pelo fígado e processado no estômago e no intestino delgado. O óleo de coco é rico em gordura saturada, que pode prejudicar o sistema cardiovascular. O azeite de oliva tem demonstrado ser a mais tolerada e benéfica das gorduras.
Uma dieta rica em gordura, combinada com o fumo e o consumo de álcool cria o ambiente ideal para os cânceres do aparelho digestivo. Já o câncer de pulmão é causado, em todos os tipos de sangue, basicamente pelo fumo.



CLASSIFICAÇÃO RACIAL BASEADA NO TIPO SANGÜÍNEO (Laurance Snyder, 1929):

TIPO EUROPEU (alemães, belgas, escoceses, franceses, ingleses e italianos): alta freqüência do tipo A, baixa de tipo B.

TIPO INTERMEDIÁRIO (árabes, armênios, finlandeses, judeus espanhóis, lituanos e russos): espécie de miscigenação entre europeus ocidentais (alta incidência de tipo A) e centrais (alta de tipo B). Incidência maior de tipo O, no total.

TIPO HUNANO (coreanos, chineses meridionais, húngaros, japoneses, judeus romenos, poloneses, romenos e ucranianos): alta incidência de tipo A.

TIPO INDOMANCHURIANO (chineses setentrionais, ciganos, indianos e manchus): alta incidência de tipo B.

TIPO AFRO-MALASIANO (africanos, javaneses, marroquinos e sumatras): incidência moderadamente alta dos tipos A e B e normal do tipo O.

TIPO PACÍFICO-AMERICANO (esquimós, filipinos, índios norte e sul-americanos): altíssima incidência do tipo O, pequena do A e quase ausência do B.

TIPO AUSTRALISIANO (aborígenes australianos): alta incidência dos tipos A e O e quase nula do tipo B.


OUTRA CLASSIFICAÇÃO RACIAL (William Boyd, 1950):

GRUPO EUROPEU PRIMITIVO (bascos): alta incidência de tipo O e quase nula de tipo B. 30% de Rh-.

GRUPO EUROPEU (caucasóide): alta incidência do subtipo A2 e Rh-.

GRUPO AFRICANO (negros): relativamente alta incidência do subtipo A2 e tipo B. Moderada freqüência de Rh-.

GRUPO ASIÁTICO (mongol): alta freqüência do ripo B e muito baixa do subtipo A2 e Rh-.

GRUPO ÍNDIO AMERICANO: muito alta incidência do tipo O e muito baixa dos tipos A e B e Rh-.

GRUPO AUSTRALÓIDE: alta incidência do subtipo A1.


Benéficos para todos os tipos de sangue: abacaxi, ameixa, bacalhau, salmão, truta, couve, azeite de oliva e salsa.
Nocivos para todos os tipos de sangue: coco, defumados, destilados e refrigerantes.


1. PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO O

O é o mais antigo e mais básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas de sangue tipo O têm memória genética de autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder, resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros, tranqüilos. O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Exemplos de tipo O: Al Capone, Jimmy o Grego (jogador), Mikhail Gorbatchev, rainha Elizabeth II e prícipe Charles.
O tipo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago. Quem tem sangue tipo O perde peso inicialmente pela restrição do consumo de couve de Bruxelas, couve-flor, feijões, folhas de mostarda, grãos, lentilhas, milho, repolho e trigo. Estes alimentos interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tiroidiano. Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para perder peso é bom consumir algas, brócolis, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Óleos de peixe podem ser eficazes no tratamento de inflamações intestinais.
Quem tem tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas cuidando de equilibrar com verduras e frutas, para evitar a superacidificação. Usar óleos monossaturados, como o de oliva e linhaça, que são bons para o coração e artérias e ajudam a reduzir o colesterol. Feijões, mesmo os benéficos, devem ser consumidos com moderação. O suco de abacaxi é eficaz para evitar retenção de líquido e inchaço. Salsa, curry e pimenta caiena são ótimos para o aparelho digestivo. É bom tomar 500 mg de vitamina C por dia.
Muitos dos parasitas, vermes, fascíolas e microorganismos infecciosos encontrados na África não estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos a eles, provavelmente porque os povos primitivos do tipo O já possuíam essa proteção.
As pessoas de tipo O têm baixos níveis de fatores de coagulação no sangue. Precisam de vitamina K, encontrada na clorofila líquida. A aspirina, que afina o sangue, pode afinar ainda mais o sangue tipo O. Também nunca devem usar laxantes. Não tomar penicilina, antibióticos de sulfa, eritromicina e macrolídios. Cumarínicos afinam o sangue. Tentar substituir antibióticos por Hidraste.
Pessoas de tipo O têm tendência a ter artrite e osteoartrite. Se tiverem Síndrome da Fadiga Crônica, devem tomar alcaçuz e potássio. Têm certa facilidade em contrair infecção de garganta por estreptococos e gripe. Fazer gargarejo com sálvia e hidraste. Laticínios, milho e trigo podem causar diabete tipo II. São os mais propensos a ter úlcera péptica do estômago. Infecções viróticas em geral também são mais freqüentes. São sensíveis à febre tifóide, malária, meningite virótica, sinusite, tuberculose pulmonar e varíola. A erva Raiz de Pedra ajuda na sinusite. Câncer de pele, doença de Hodgkin, leucemias e linfomas são as formas de câncer mais comuns.


BENÉFICOS
Carnes (B):
boi
búfalo
carneiro
cordeiro
fígado (K)
veado
Frutos do mar etc: (B,iodo):
arenque
bacalhau
badejo
cavala
enchova
esturjão
linguado
merluza
peixe espada
salmão (Ca)
sardinha (Ca)
truta
vermelho
Frutas:
ameixas (B)
figos (B)
Grãos:
ervilha
feijão-azuki
feijão rajado
pão de grãos germinados
Legumes e verduras:
abóbora
acelga (K)
alcachofra
alface romana
batata doce
brócolis(B,K,Ca)
chicória (B)
couve (B, Ca)
dente-de-leão escarola (B, K)
espinafre (B, K)
f. de beterraba
nabo
pim. vermelho
quiabo
Sementes:
nozes (B)
sem.de abóbora
Temperos:
algas marinhas
alho
alho poró
azeite de oliva
cebolas
curry
óleo de linhaça
raiz forte
salsa
Chás:
alcaçuz
alsina
amora
casca de olmo
dente-de-leão
feno grego
fruto da roseira
gengibre
hortelã pimenta
lúpulo
pim. de caiena
salsa
salsaparrilha
tília
Sucos:
abacaxi
ameixa
cereja preta
Outra bebida:
água gasosa
Suplementos:
cálcio
iodo
manganês
vitamina B
vitamina K
Exercícios:
aeróbica
artes marciais
calistênicos
caminhada
ciclismo
corrida
dança
esp. de contato
esteira
musculação
natação
patinação
step
NEUTROS
Carnes etc.:
codorna
coelho
faisão
frango
pato
perdiz
peru
Frutos do mar etc:
atum
camarão
escargot
carangueijo
carpa
delfim
enguia
esturjão branco
garoupa
hadoque
lagosta
lagostim
ling. cinzento lula
mexilhão
ostra
pargo
perca
pescada

trutas
tubarão
vieira
Laticínios etc:
leite de soja
manteiga
mussarela
queijo de cabra
queijo de soja
ovos (B, K)
tofu
Frutas:
abacaxi
amora
banana
caqui
carambola
melancia
cereja
damasco
framboesa
goiaba
grapefruit
groselha
kiwi
lima
limão
maçã
mamão
manga
melão
nectarina
passas
pêra
pêssego
romã
tâmara
uvas
Grãos:
arroz branco
arroz integral
arroz selvagem
bolos de arroz
cevada
creme de arroz erv. em vagem
ervilha verde fava
far. de centeio
far. de cevada
farelo de arroz
farinha de arroz
feijão branco
feijão mulatinho
feijão preto
feijão verde
grão-de-bico
massa da raiz de girassol
painço
pão de centeio
pão sem glúten
trigo sarraceno
vagem
Legumes e verduras:
abobrinha
agrião
aipo
alf. americana
alface
aspargo
beterraba
broto de bambu
broto de feijão
cará
cenoura
chicória
cogumelos endívia
NEUTROS (cont.)
Legumes e verduras:
endro
ervilha
inhame
pepino
pim. amarelo
pimentão verde
rabanete
tomate
Sementes:
amêndoas
avelãs
castanhas
sem. de girassol
sem.de gergelim
noz macadâmia
noz de nogueira amarga
noz pecã
pinhão
Temperos:
açafrão
açúcar
agar-agar
alecrim
alho
araruta
azeitona verde
bergamota
cardamomo
cebolinha chocolate
coentro
cominho
cravo
endro
erva doce
ess.de amêndoa
estragão
gelatina
geléias
gengibre
hortelã
louro
maionese
malte de cevada
manjericão
manjerona
mel
melaço
menta
missô
molho inglês
mostarda seca
óleo de canola
óleo de gergelim
páprica
pim. da Jamaica
pim. malagueta
pim. mexicana
sal
sálvia
shoyo
tamarindo
tapioca
tomilho
Chás:
camomila
carvalho branco
f. de framboesa
ginseng
hortelã
raiz de alcaçuz
sabugueiro
sálvia
tomilho
valeriana
verbena
verde
Sucos:
aipo
cenoura
damasco
mamão
pepino
tomate
uva
verduras
Outras Bebidas
cerveja
vinho
NOCIVOS
Frutos/mar etc:
arenque/vinagre
búzio
caviar
polvo
salmão defum.
Laticínios etc.:
iogurte
leite de cabra leite de vaca
queijos
sorvete c/ leite
Frutas:
abacate
amora preta
banana da terra
coco
laranja
melão
morango
ruibarbo
tangerina
tamarindo
Grãos:
arroz 7 cereais
bolo inglês
creme de trigo
farelo de aveia
farelo de trigo
farinhas
feijão fradinho
feijão mulatinho
flocos de aveia
flocos de milho
fubá
germe de trigo
lentilhas
pão ázimo
pão de trigo integral
pão preto
trigo duro
Legumes e verduras:
batata vermelha
berinjela
broto de alfafa
cogumelo Paris
couve Bruxelas
couve-flor
milho
mostarda
repolhos
Sementes:
amendoim
cast. de caju
cast. do Pará
sem. de papoula
pistache
Temperos:
alcaparra
azeitona preta baunilha
canela
katchup
maisena
noz moscada
o. de algodão
o. de amendoim
o. de milho
picles
pimenta branca
pim. do reino
vinagres
Chás:
alfafa
babosa
bardana
erva de S. João
folhas de morango preto
ruibarbo
sene
Sucos:
maçã
sidra
Outras Bebidas
café
destilados
refrigerantes
Suplementos:
Vitamina A
Vitamina E

Nenhum comentário: